domingo, 29 de novembro de 2009

Equipe Fênix combate o tráfico no Ciro dos Anjos




Durante rondas pelo Bairro Ciro dos Anjos, deparamos com dois rapazes numa moto Fan preta. Eles chamaram a atenção, pois saíam de um local suspeito de tráfico de drogas.
Percebendo que o abordaríamos, o piloto tentou escapar, mas foi alcançado logo depois, na Rua A, no mesmo bairro.
Eles tentaram dispensar a dispensar a droga que levavam, mas foram presos em mais esta ação rápida da equipe Fênix de motopatrulhas (Força-tarefa da AISP 99)



Notícia e fotos enviadas pelo Cabo Rogério – Equipe Fênix

Assaltante dispara contra PM e acaba morrendo

Na noite desta sexta feira (27), dois assaltantes invadiram um prédio residencial no Bairro Novo São Lucas, região leste de Belo Horizonte. Durante o assalto, o policial militar subtenente França do CICOp (CENTRO INTEGRADO DE COMUNICAÇÕES OPERACIONAIS), entrava na garagem do prédio com o amigo, morador de um dos apartamentos, quando foi abordado pelos assaltantes.

Segundo informações da Polícia Militar, os bandidos estavam armados e agrediram moradores do edifício com coronhadas. Em um momento de distração dos bandidos, o policial sacou o revolver do tornozelo e deu ordem de prisão. Um dos bandidos sacou uma arma e atirou contra o subtenente que revidou com um disparo que atingiu a testa de um dos assaltantes que morreu no local.

Ainda segundo a PM, o outro bandido também foi atingido, mas acabou fugindo.
Fonte: PMMG

Polícia Civil em GREVE!



Policiais civis de Minas Gerais fizeram uma manifestação no início da tarde desta quinta-feira na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Após uma assembleia, os representantes sindicais decidiram decretar greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira.

Os manifestantes reivindicavam melhorias no salário e nas condições de trabalho. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (SindPol-MG), o protesto desta quinta foi causado pela insatisfação dos funcionários com as decisões do Governo sobre a carreira de policial civil, divulgadas nessa quarta-feira.

O Governo vai encaminhar um projeto à Assembleia Legislativa que reconhece a natureza jurídica da carreira de delegado de polícia. Além disso, o estado estuda elevar o nível de escolaridade agentes para o ensino superior.Uma nova reunião entre sindicalistas e o Governo está marcada para a próxima quarta-feira (2). Ainda segundo o SindPol-MG, o encontro vai definir se a classe vai manter ou não a paralisação.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou nota informando que aumentos salariais só podem ser implementados em 2010. De acordo com a Secretaria, “restrições orçamentárias decorrentes da queda da arrecadação tributária no Estado inviabilizam o atendimento a qualquer proposta que implique no aumento de despesas com pessoal, sob pena de incorrer nas sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Ainda segundo a nota, servidores da Secretaria de Defesa Social (militares, bombeiros e policiais civis) tiveram reajuste acumulado de 77,54% entre julho de 2004 e setembro de 2009. A secretaria afirmou que quer negociar o fim da greve com a categoria.TrânsitoOs manifestantes se reuniram no início da tarde, caminharam pela Avenida Afonso Pena até a Praça Sete e, logo depois, voltaram para a Praça da Liberdade.


O protesto causou transtornos no trânsito na região. O tráfego foi desviado em frente ao Palácio da Liberdade no sentido da avenida Bias Fortes. De acordo com a BHTrans, o trânsito já voltou a fluir normalmente.(Com informações de OtavioOliveira/Portal Uai)



Fonte: Blog do CB Julio e Universo Policial

Plenário aprova em 1º turno PLC 53

Com as galerias lotadas de servidores do Judiciário e da área de Segurança Pública, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em Reunião Extraordinária na noite desta terça-feira (24/11/09), dois projetos que estabelecem o Adicional de Desempenho (ADE) para os integrantes das instituições militares do Estado e para os servidores do Tribunal de Justiça (...).
Aprovado em 1° turno na forma do substitutivo n° 1, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, com 49 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 53/09, do governador do Estado, altera a Lei 5.301, de 1969, que contém o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais, e a Lei Complementar 95, de 2007. O projeto dispõe sobre a criação do Adicional de Desempenho para os integrantes das instituições militares do Estado. A proposta regulamenta norma da Constituição do Estado que, com a alteração feita pela Emenda à Constituição 57, de 2003, passou a prever o pagamento do ADE como forma de valorizar o servidor público e estimular sua produtividade e eficiência.

De acordo com a proposição, o ADE constituirá vantagem remuneratória, com valor determinado a cada ano, de acordo com a Avaliação de Desempenho Individual (ADI), concedido mensalmente ao militar que tenha ingressado nas instituições militares estaduais após 16 de julho de 2003, data da publicação da emenda, que vedou o recebimento do quinquênio aos servidores que ingressassem no Estado após essa data. Poderá também ter direito ao ADE o militar que tiver ingressado nas instituições militares estaduais antes da publicação da emenda, desde que faça opção expressa e irretratável, substituindo pelo ADE as vantagens por tempo de serviço que tenha direito a receber.
Substitutivo - O substitutivo n° 1 foi fruto de um acordo entre governo e servidores militares, incorporando diversas propostasde deputados que apoiam reivindicações dos militares, tais como o auxílio-invalidez ao militar acidentado em serviço e a mudança das férias de 30 dias corridos para 25 dias úteis. Outras modificações incorporadas no parecer foram a equiparação salarial para os militares da ativa e reformados, ressalvadas as vantagens provenientes de adicional de desempenho ou tempo de serviço; e a determinação de que o militar dispensado temporariamente, em decorrência de acidente ou doença, será convocado para treinamento ou curso semelhante ao que tenha perdido, tão logo cesse sua dispensa.

Pode-se destacar ainda a garantia de que o oficial da ativa, ao completar 30 anos de serviço, desde que conte com pelo menos 20 anos de efetivo exercício, será promovido ao posto imediatamente superior quando ingressar na reserva, desde que tenha um ano de efetivo serviço neste posto; e a garantia de que o militar poderá contar o tempo de serviço em entidade associativa para sua transferência para a reserva (...).
Emendas - Durante a votação do projeto, o deputado Carlos Pimenta (PDT) requereu a votação em destaque das emendas n°s 6 e 9, da Comissão de Constituição e Justiça. As duas emendas não foram aprovadas, tendo recebido, respectivamente, 16 votos favoráveis e 33 contrários; e 14 votos favoráveis e 32 contrários. Também foram rejeitadas, com 37 votos contrários e 10 favoráveis, as emendas n°s 7 e 10 a 12, da Comissão de Constituição e Justiça; 16 e 24, e a subemenda n° 2 à emenda n° 2, da Comissão de Administração Pública. As demais emendas ficaram prejudicadas com a aprovação do substitutivo.
Obs.: Alguns pontos reivindicados pela classe não foram incorporados a PLC 53/09, como a fixação da jornada de trabalho. Ponto, ainda, em debate até a votação em segundo turno. (texto assessoria CABO JÚLIO).